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24 set Escritório de advocacia e marketing sensorial
Gianítalo Germani*
Aspectos práticos em torno da ideia de marketing sensorial fazem parte do nível mínimo de preocupação (não do menor nível de preocupação) de qualquer negócio. Sinestesia. Estimular os sentidos, às vezes mais de um ao mesmo tempo, para permitir ao cliente uma noção pessoal de envolvimento com a empresa, marca ou prestação de serviços. Lojas de roupas associam seu ambiente a fragrâncias de regra cuidadosamente selecionadas. Cafés adotam móveis e louças diferenciados. Não basta a roupa, nem basta o aroma. O intento é projetar algum valor para além do preço e a expressão em voga é permitir ao cliente viver uma experiência.
Escritórios de advocacia podem adotar ações de marketing sensorial?
A resposta vai bem além da ideia de marketing, tratada na advocacia com justificável desconfiança pela própria etimologia da palavra que dá nome ao pagamento recebido em troca dos serviços. De resto pode soar demasiado querer que o cliente, em especial o cliente pessoa física – tenso na lida com a periclitação dos seus direitos e interesses patrimoniais –, saia do escritório com uma sensação de ter tido uma experiência, digamos, positivamente diferenciada. O encantamento, nesse âmbito, não pode não ser pessoal.
Não se trata, pois, de querer associar ao atendimento do cliente algum valor sequer próximo daquele que a própria prestação de serviços – técnica e humanamente adequada – pode gerar. Essa é a fonte soberana do valor gerado pela advocacia. sempre.
Trata-se, por outro lado, de também transmitir os valores pelos detalhes. Tanto quanto um profissional pessoalmente bem cuidado passa a ideia de que os direitos do cliente são bem cuidados, o ambiente do escritório pode transmitir essa ideia.
Na loja, no restaurante ou na academia, o mecanismo neurossensorial age algo semelhantemente. As sinapses produzidas através dos sentidos do cliente podem representar, entre pares, algum diferencial e por isso deve ser preocupação de cada escritório qual a imagem que pretende sentida.
* Advogado. Sócio de Guedes, Pedrassani Advogados